O Instituto Paulo Kobayashi (IPK) é a concretização de um antigo sonho do professor e deputado federal Paulo Kobayashi, falecido em abril de 2005 após 30 anos de vida pública dedicada a atividades sociais.

Como parlamentar, ele pretendia transformar a integração de poder público, iniciativa privada e cidadãos comuns em projetos sociais. Como geógrafo, ansiava por medidas que privilegiassem a educação, considerada o ponto de partida de uma sociedade mais justa e digna.

Após seu falecimento em Abril de 2005, familiares, amigos, ex-alunos e admiradores constituíram o Instituto Paulo Kobayashi, que iniciou seus trabalhos em Agosto de 2005.

O QUE FAZEMOS

Para alcançar seus objetivos o IPK realiza as seguintes atividades:

  • Prospecção de parcerias e patrocínios para efetivação de projetos sociais;
  • Execução e coordenação de projetos sociais;
  • Constituição de parcerias autorais com pessoas físicas para apresentação de projetos sociais a patrocinadores em potencial, tendo em vista sua concretização.

OSCIP

O Instituto Paulo Kobayashi foi reconhecido como OSCIP pelo Ministério da Justiça em 04 de novembro de 2005. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu no dia 14 do mesmo mês.

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) são, na verdade, organizações não-governamentais (ONGs) devidamente certificadas pelo Ministério da Justiça por atenderem, principalmente, a rigorosos critérios administrativos.

Por serem ONGs, não têm fins lucrativos e são classificadas como entidades do chamado Terceiro Setor, ou seja, estão hierarquicamente abaixo do Estado e da iniciativa privada, Primeiro e Segundo setores, respectivamente. Assim, seu real objetivo é buscar alternativas complementares de promoção social em segmentos nos quais há reduzida atuação governamental.

A Lei 9.790, de 23 de março de 1999, é a que regulamenta a atuação das OSCIPs.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Justiça
http://www.mj.gov.br/snj/oscip/default.htm

NOSSA MISSÃO

Desenvolver e executar projetos educacionais que tenham como base a integração de ações do Poder Público com programas de responsabilidade social da Iniciativa Privada, cujo objetivo seja beneficiar a sociedade civil e suas entidades.

OBJETIVO

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, idealizada por um ícone da didática, o Instituto Paulo Kobayashi tem como principal frente de atuação a execução de iniciativas que tenham a educação como base e sejam capazes de contribuir, efetivamente, para a formação ética e moral do ser humano e da sociedade em que está inserido.